Gestão por processos: burocracia ou busca por melhores resultados? Quando se fala em mapeamento e melhoria de processos, é necessário desmistificar o paradigma da burocracia, reduzir a preocupação com a documentação e implantar uma sistemática de gestão alinhada com a estratégia, o que permitirá à empresa, alcançar os resultados esperados.
Deve-se perguntar: "Para que estamos implantando este modelo?". A empresa precisa atingir continuamente bons resultados, e isso não ocorre sem ter conhecimento e governança sobre os processos que suportam a produção dos produtos e serviços vendidos.
Os principais benefícios da Gestão por Processos são:
- Auxilio para implementação da estratégia organizacional;
- Ganho de flexibilidade organizacional, reduzindo retrabalhos;
- Facilita a gestão do conhecimento organizacional;
- Reduções de tempo, custos e erros na execução das atividades;
- Tomada de decisão baseada em fatos e dados;
- Análise clara dos impactos que uma mudança pode provocar:
- Atribuição de responsabilidades.
Para chegar a estes resultados, assim, como o apoio total da alta administração, é necessário que todos na empresa enxerguem o valor das mudanças.
Administradores.com | 02/04/2014
Voltar